METODOLOGIA REPROLATINA
Com base nos resultados exitosos, o apoio técnico e os projetos realizados pela Reprolatina incluem na sua metodologia de trabalho: a) o Enfoque Estratégico da OMS. (EE) e b) a metodologia educativa que segue o pensamento de Paulo Freire, da educação participativa, libertadora e crítica que promove a transformação social.
a) O Enfoque Estratégico da OMS (EE)
O Enfoque Estratégico da OMS surgiu frente ao desafio de implementar os ideais dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, da Conferência Internacional sobre População e Desenvolvimento (ICPD) e de outras cúpulas mundiais nessa última década. Tomadores de decisão, pesquisadores e gestores de programas relacionados à saúde sexual e reprodutiva se perguntavam como poderiam melhorar o acesso e a qualidade dos serviços de planejamento familiar e outros serviços de saúde sexual e reprodutiva, aumentar a assistência qualificada durante o parto e fortalecer os serviços de referência, reduzir o número de pessoas que recorrem ao aborto e melhorar a qualidade dos serviços que oferecem tratamento em casos de aborto existentes, fornecer informações e serviços que atendam às necessidades de adolescentes e jovens e integrar a prevenção e o tratamento de infecções do sistema reprodutivo, incluindo HIV/AIDS, com outros serviços de saúde sexual e reprodutiva.
O Brasil foi o primeiro país a implementar o Enfoque Estratégico da OMS para melhorar a situação de uso dos métodos anticoncepcionais, e posteriormente foi utilizado em mais de 26 países do mundo e abordando diferentes temas da saúde sexual e reprodutiva, como câncer cervical, ITS/HIV-Aids, mortalidade materna, etc. A equipe técnica da Reprolatina foi responsável pela aplicação dessa nova metodologia no Brasil e em outros países da América Latina.
O Enfoque Estratégico, ou Abordagem Estratégica, é uma metodologia de trabalho com um enfoque holístico que considera de maneira integrada e conjuntamente:
O Enfoque Estratégico utiliza uma estrutura de sistemas (Figura abaixo) para chamar a atenção para os muitos fatores críticos que, juntos, afetam a viabilidade, aceitabilidade, eficácia e sustentabilidade das ações para melhorar a saúde reprodutiva. A perspectiva do sistema nos lembra que a capacidade de uma nova tecnologia ou serviço para melhorar o acesso e a qualidade, deve ser avaliada no contexto de todo o sistema (de saúde, educação, serviço social, jurídico, etc.), e não apenas no mérito da intervenção em si. A atenção dada às inter-relações dinâmicas entre os elementos do quadro orienta a tomada de decisão, nas três etapas de implementação da metodologia, que são:
A figura ao lado mostra o marco de sistemas que guia as três etapas do Enfoque Estratégico. O triângulo significa que, para abordar o “problema” ou a situação que se espera melhorar, deve-se considerar, na extremidade superior do triângulo, as pessoas, seus direitos, suas necessidades, conhecimentos, opiniões, perspectivas, desejos. Na outra extremidade, as Políticas e capacidade institucional, que inclui sistema de registros, monitoramento, avaliação, rede de apoio, etc. E a outra extremidade do triângulo é o acesso a serviços e à tecnologia existente e a inter-relação existente entre cada um desses componentes que nos darão informações de uma maneira ampla da situação e de quais as potencialidades para melhorar a situação. Além do mais, cada um desses componentes do triângulo deve ser analisado considerando o contexto político, social, econômico e cultural do município que se quer conhecer, de maneira a ter uma linha de base que nos permita identificar as necessidades e as ações e intervenções que necessitam ser implementadas para mudar essa realidade.
O enfoque Estratégico da OMS tem algumas características fundamentais:
Os resultados do Enfoque Estratégico permitem:
b) Metodologia Educativa participativa
Para desenvolver as competências técnicas locais, a estratégia educacional inovadora da Reprolatina segue o pensamento de Paulo Freire e uma metodologia de educação libertadora, que objetiva a construção da autonomia e o empoderamento pessoal, social e profissional das pessoas; o desenvolvimento de habilidades e a atualização de conhecimentos com base nas evidências; a mudança cultural e social visando a igualdade de gênero e o exercício dos direitos sexuais e reprodutivos. Também considera a capacitação um processo empoderador que tem como principais objetivos:
Principais características da metodologia da Reprolatina para os projetos e apoio técnico de programas de saúde sexual e reprodutiva de adolescentes.