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METODOLOGIA REPROLATINA

Com base nos resultados exitosos, o apoio técnico e os projetos realizados pela Reprolatina incluem na sua metodologia de trabalho: a) o Enfoque Estratégico da OMS. (EE) e b) a metodologia educativa que segue o pensamento de Paulo Freire, da educação participativa, libertadora e crítica que promove a transformação social.

 

a) O Enfoque Estratégico da OMS (EE)

 

O Enfoque Estratégico da OMS surgiu frente ao desafio de implementar os ideais dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, da Conferência Internacional sobre População e Desenvolvimento (ICPD) e de outras cúpulas mundiais nessa última década. Tomadores de decisão, pesquisadores e gestores de programas relacionados à saúde sexual e reprodutiva se perguntavam como poderiam melhorar o acesso e a qualidade dos serviços de planejamento familiar e outros serviços de saúde sexual e reprodutiva, aumentar a assistência qualificada durante o parto e fortalecer os serviços de referência, reduzir o número de pessoas que recorrem ao aborto e melhorar a qualidade dos serviços que oferecem tratamento em casos de aborto existentes, fornecer informações e serviços que atendam às necessidades de adolescentes e jovens e integrar a prevenção e o tratamento de infecções do sistema reprodutivo, incluindo HIV/AIDS, com outros serviços de saúde sexual e reprodutiva.

 

O Brasil foi o primeiro país a implementar o Enfoque Estratégico da OMS para melhorar a situação de uso dos métodos anticoncepcionais, e posteriormente foi utilizado em mais de 26 países do mundo e abordando diferentes temas da saúde sexual e reprodutiva, como câncer cervical, ITS/HIV-Aids, mortalidade materna, etc. A equipe técnica da Reprolatina foi responsável pela aplicação dessa nova metodologia no Brasil e em outros países da América Latina.

 

O Enfoque Estratégico, ou Abordagem Estratégica, é uma metodologia de trabalho com um enfoque holístico que considera de maneira integrada e conjuntamente:

 

  • As necessidades e perspectivas das/os usuárias/os;
  • As características das tecnologias disponíveis;
  • A capacidade atual e potencial dos serviços.

 

O Enfoque Estratégico utiliza uma estrutura de sistemas (Figura abaixo) para chamar a atenção para os muitos fatores críticos que, juntos, afetam a viabilidade, aceitabilidade, eficácia e sustentabilidade das ações para melhorar a saúde reprodutiva. A perspectiva do sistema nos lembra que a capacidade de uma nova tecnologia ou serviço para melhorar o acesso e a qualidade, deve ser avaliada no contexto de todo o sistema (de saúde, educação, serviço social, jurídico, etc.), e não apenas no mérito da intervenção em si. A atenção dada às inter-relações dinâmicas entre os elementos do quadro orienta a tomada de decisão, nas três etapas de implementação da metodologia, que são:

 

  1. Diagnóstico Estratégico para identificar as necessidades e as prioridades;
  2. Testar inovações em serviços de saúde em escala limitada (projetos-piloto);
  3. Expansão em larga escala para que os benefícios das inovações comprovadas possam atingir mais pessoas. ​​​​

A figura ao lado mostra o marco de sistemas que guia as três etapas do Enfoque Estratégico. O triângulo significa que, para abordar o “problema” ou a situação que se espera melhorar, deve-se considerar, na extremidade superior do triângulo, as pessoas, seus direitos, suas necessidades, conhecimentos, opiniões, perspectivas, desejos. Na outra extremidade, as Políticas e capacidade institucional, que inclui sistema de registros, monitoramento, avaliação, rede de apoio, etc. E a outra extremidade do triângulo é o acesso a serviços e à tecnologia existente e a inter-relação existente entre cada um desses componentes que nos darão informações de uma maneira ampla da situação e de quais as potencialidades para melhorar a situação. Além do mais, cada um desses componentes do triângulo deve ser analisado considerando o contexto político, social, econômico e cultural do município que se quer conhecer, de maneira a ter uma linha de base que nos permita identificar as necessidades e as ações e intervenções que necessitam ser implementadas para mudar essa realidade.

 

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O enfoque Estratégico da OMS tem algumas características fundamentais:

 

  • É um processo participativo, gerado pelo envolvimento de múltiplos atores sociais envolvidos, escutando as diferentes perspectivas, colaboração com o governo e a sociedade civil, compartilhando conhecimento e experiências com as autoridades locais. Este processo começa com o diagnóstico estratégico;
  • Utiliza um marco de sistemas, explicado na figura anterior;
  • Utiliza uma filosofia de saúde sexual e reprodutiva, de respeito aos direitos sexuais e reprodutivos e promoção da igualdade de gênero e empoderamento das mulheres (Marcos de referência internacionais e nacionais);
  • Enfoca e prioriza a qualidade;
  • É flexível e adaptável ao contexto em que é realizado;
  • O país ou o município deve-se apropriar do processo e dos resultados desde o início do processo para garantir a sustentabilidade.

 

Os resultados do Enfoque Estratégico permitem:

 

  • Um processo de transformação da realidade;
  • Formulação ou adaptação de políticas;
  • Mudanças nos programas;
  • Define intervenções imediatas;
  • Define prioridades de pesquisa-ação;
  • Fortalece as relações entre atores sociais;
  • Fortalece as relações com as comunidades;
  • Estimula a participação e a motivação.

 

b) Metodologia Educativa participativa

 

Para desenvolver as competências técnicas locais, a estratégia educacional inovadora da Reprolatina segue o pensamento de Paulo Freire e uma metodologia de educação libertadora, que objetiva a construção da autonomia e o empoderamento pessoal, social e profissional das pessoas; o desenvolvimento de habilidades e a atualização de conhecimentos com base nas evidências; a mudança cultural e social visando a igualdade de gênero e o exercício dos direitos sexuais e reprodutivos. Também considera a capacitação um processo empoderador que tem como principais objetivos:

 

  • Facilitar o empoderamento pessoal e profissional.
  • Facilitar o desenvolvimento de habilidades e a aquisição de conhecimentos com base em evidências científicas.
  • Contribuir com o processo de construção da autonomia e da solidariedade das pessoas para que se engajem num processo de transformação pessoal e social.
  • Promover a aproximação entre a teoria e a prática.
  • Promover o trabalho de equipe e contribuir para o desenvolvimento organizacional.
  • Facilitar o desenvolvimento de competências técnicas locais para o manejo da metodologia educativa participativa e outras relacionadas (avaliação empoderadora) que contribuam para a sustentabilidade do Projeto/Programa.
  • Contribuir com o fortalecimento do controle social e sustentabilidade de programas.
  • Contribuir para a geração de políticas públicas e/ou fortalecimento das existentes.
  • Conseguir a mudança cultural e social visando acabar com a cultura machista, construir novas masculinidades, facilitar o empoderamento das mulheres, conseguir a igualdade de gênero, o exercício dos direitos sexuais e reprodutivos e um mundo sem violência, sem discriminação, com justiça social e paz.

 

Principais características da metodologia da Reprolatina para os projetos e apoio técnico de programas de saúde sexual e reprodutiva de adolescentes.

 

  • Segue marcos de referência como os acordos internacionais, (Conferência Internacional sobre População e Desenvolvimento – Cairo- 1994, a IV Conferência Mundial sobre a Mulher- Pequin-1995, Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável –ODS e a agenda 2030 da ONU), as políticas públicas e os marcos legais.
  • Visão de adolescentes como sujeitos/as de direitos.
  • Visão de saúde como um direito com foco na prevenção e corresponsabilidade.
  • Atenção centrada nas/os adolescentes, no seu desenvolvimento pessoal e social para que elas e eles participem da solução do problema, como por exemplo a gravidez, as IST/HIV-Aids, a violência etc.   
  • Foco em projetos de vida e na participação efetiva de adolescentes.
  • Considera que adultos/as devem atuar lado a lado com as/os adolescentes e como mediadores/as no seu processo de desenvolvimento pessoal e social.
  • Enfoque holístico (Enfoque Estratégico da OMS) e Intersetorial (Saúde, Educação e Comunidade).
  • Intencionalidade de mudança e transformação social e institucional visando a Igualdade de gênero e o exercício dos direitos sexuais e reprodutivos. 
  • Utiliza uma metodologia de Ação Participativa que inclui a pesquisa, educação, ação e participação.
  • Capacitação de adolescentes e pessoas adultas que estão no entorno com a metodologia educativa participativa e libertadora da Reprolatina que segue o pensamento de Paulo Freire e considera adolescentes como sujeitos/as de direitos.

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