Resultado de imagem para instagram LogotipoDescrição gerada automaticamente

Notícias

DIA MUNDIAL DA SAUDE SEXUAL

 

Celebrado no dia 04 de setembro desde 2010 surgiu como uma proposta para promover ao redor do mundo uma consciência social sobre a saúde sexual.

 

A saúde sexual implica viver de forma prazerosa a sexualidade com respeito e informação, sabendo que há direitos, mas também deveres e responsabilidades para com o/a aparceiro/a. A compreensão da sexualidade quase sempre é marcada por tabus e preconceitos que impedem a vivência da mesma com prazer e respeito.

 

Para a Organização Mundial de Saúde (OMS) saúde sexual é a habilidade que mulheres e homens têm para desfrutar e expressar sua sexualidade, sem riscos de doenças sexualmente transmissíveis, gestações não desejadas, coerção, violência e discriminação. Possibilita experimentar uma vida sexual informada, agradável e segura, baseada na autoestima, que implica abordagem positiva da sexualidade humana e respeito mútuo nas relações sexuais (WHO TECHNICAL REPORT SERIES, 1975).

 

A Reprolatina contribuindo para a melhoria da saúde sexual e reprodutiva de homens, mulheres, jovens e adolescentes lembra que você pode se informar e vivenciar os direitos sexuais e reprodutivos estabelecidos, mas tem também o dever de se conscientizar dos comportamentos de risco, bem como da necessidade de prevenção de uma gravidez não planejada e das doenças sexualmente transmissíveis como a aids, a sífilis, entre outras.