cabecalhoRC.jpg

Notícias

DIA MUNDIAL DA SAUDE SEXUAL

 

Celebrado no dia 04 de setembro desde 2010 surgiu como uma proposta para promover ao redor do mundo uma consciência social sobre a saúde sexual.

 

A saúde sexual implica viver de forma prazerosa a sexualidade com respeito e informação, sabendo que há direitos, mas também deveres e responsabilidades para com o/a aparceiro/a. A compreensão da sexualidade quase sempre é marcada por tabus e preconceitos que impedem a vivência da mesma com prazer e respeito.

 

Para a Organização Mundial de Saúde (OMS) saúde sexual é a habilidade que mulheres e homens têm para desfrutar e expressar sua sexualidade, sem riscos de doenças sexualmente transmissíveis, gestações não desejadas, coerção, violência e discriminação. Possibilita experimentar uma vida sexual informada, agradável e segura, baseada na autoestima, que implica abordagem positiva da sexualidade humana e respeito mútuo nas relações sexuais (WHO TECHNICAL REPORT SERIES, 1975).

 

A Reprolatina contribuindo para a melhoria da saúde sexual e reprodutiva de homens, mulheres, jovens e adolescentes lembra que você pode se informar e vivenciar os direitos sexuais e reprodutivos estabelecidos, mas tem também o dever de se conscientizar dos comportamentos de risco, bem como da necessidade de prevenção de uma gravidez não planejada e das doenças sexualmente transmissíveis como a aids, a sífilis, entre outras.