cabecalhoRC.jpg

Dia Mundial da Saúde

Todas/os  juntas/os pela Saúde e bem Estar – ODS #3

O Dia Mundial da Saúde foi criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1948 com o objetivo de levar as pessoas a refletirem e a tomarem consciência dos vários aspectos que envolvem a saúde e o papel de cada pessoa no seu cuidado.

 

A cada ano a OMS define um tema específico que orienta as campanhas e debates nas celebrações desse dia ao redor do mundo.

 

Saúde para Todos é o tema escolhido para 2018 e está ligado aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente ao de número 3.

 

Nem sempre conhecidos por todas as pessoas, os ODS são o resultado de uma reunião de líderes mundiais, na sede da ONU em 2015, que decidiram um plano de ação para erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir que as pessoas alcancem a paz e a prosperidade através de 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até o ano de 2030.

 

O Objetivo 3 trata da Saúde e Bem Estar das pessoas para assegurar uma vida saudável e promover o bem estar para todos e todas, em todas as idades da vida.

 

Em nosso país, o acesso à saúde é um direito garantido pelo Estado.  Isto quer dizer que todas as pessoas têm direito aos serviços de saúde e é importante não só conhecer, mas também assumir a responsabilidade de buscar e exercer esse direito.

 

Nessa questão da saúde, a principal parte é você, porque são as atitudes e práticas saudáveis e responsáveis de uma pessoa que resultam em boa saúde e qualidade de vida para ela, para sua família, para sua comunidade, para seu município.

 

Você procura uma UBS somente quando está doente? Sabia que você pode se consultar regularmente para verificar sua pressão arterial, controlar seu peso, tomar as diversas vacinas disponíveis, buscar métodos anticoncepcionais e orientação para o planejamento familiar,

 

fazer testes de AIDS e de outras IST (infecções sexualmente transmissíveis)? Se cada pessoa fizer a sua parte, podemos ter uma comunidade e um país mais saudáveis! Nesse sentido, Saúde para Todos significa responsabilidade e compromisso de cuidar de você e também do seu entorno. Então, quando você se cuida está contribuindo para que as metas do ODS 3 sejam alcançadas. Proteja-se e também proteja a sua família e sua comunidade. 

 

A Reprolatina, em sua missão de contribuir para uma vida com mais saúde, em especial a saúde sexual e reprodutiva, reafirma seu compromisso na luta pela prevenção e a promoção da saúde sexual e reprodutiva, especialmente a prevenção à gravidez não planejada e às IST, HIV/Aids, e está a seu lado também na campanha Saúde para Todos neste Dia Mundial da Saúde.

 

Todos juntos pelo ODS 3 – Saúde e Bem estar.

 

Fonte: https://nacoesunidas.org/pos2015/ods3/