Resultado de imagem para instagram LogotipoDescrição gerada automaticamente

PORQUE SE COMEMORA O DIA INTERNACIONAL DA MULHER NO DIA 8 DE MARÇO?

 

No dia 8 de março de 1857, trabalhadoras de uma fábrica de tecidos na cidade de Nova York fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a exigir melhores condições de trabalho, como uma redução da carga de trabalho diária a 10 horas (as fabricas exigiam 16 horas de trabalho por dia), igualdade de remuneração com os homens (as mulheres recebiam até um terço do salário de um homem para realizar o mesmo trabalho) e um trato digno dentro do ambiente de trabalho. A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram encerradas dentro da fábrica que foi incendiada. Aproximadamente 130 mulheres morreram carbonizadas num ato totalmente desumano. Entretanto, foi somente em 1910, durante uma conferência na Dinamarca, que se decidiu que o dia 8 de março se converteria no "Dia Internacional da Mulher", em honra às mulheres, que morreram na fábrica em 1857. Em 1975, a data foi oficializada pela Organização das Nações Unidas (ONU).
 

Foram feitos progressos na luta pela igualdade de gênero e pelo empoderamento das mulheres, mas ainda há enormes desafios para alcançar esse objetivo. Empoderamento econômico, educação, melhoria do acesso das mulheres à tecnologia, melhoria do acesso à informação sobre direitos e serviços de saúde sexual e reprodutiva, fim da discriminação e todas as formas de violência contra as mulheres, garantir a participação plena e eficaz das mulheres com igualdade de oportunidades de liderança são alguns desses desafios.


Deve-se lembrar que o empoderamento das mulheres também implica uma mudança, que envolve os homens, que precisam mudar sua perspectiva sexista, machista, construir novas masculinidades com comportamentos de respeito, não-violência, compreender que eles não são os donos do corpo e da vida das mulheres, que essa questão de cor de homem e cor de mulher é uma invenção da sociedade, bem como essa questão de que isso é tarefa exclusiva de homem ou de mulher. Por exemplo: lavar pratos; limpar a casa; cozinhar não é trabalho de mulher, é o trabalho da casa, e deve ser compartilhado entre as pessoas que vivem na casa. Todas as pessoas, homens e mulheres devem entender que os papéis historicamente atribuídos a homens e mulheres não são naturais, foram construídos pela sociedade e, portanto, podem ser mudados.

 

 

O ano de 2020 é um ano decisivo para a promoção da igualdade de gênero em todo o mundo, comemorando o 25º aniversário da adoção da Plataforma de Ação da Quarta Conferência Mundial sobre Mulheres, que aconteceu em Pequim, China, e é reconhecida como o roteiro mais progressivo para o empoderamento de mulheres e meninas em todo o mundo. Também marcará vários outros momentos notáveis no movimento pela igualdade de gênero: cinco anos a caminho da realização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável; o 20º aniversário da resolução 1325 do Conselho de Segurança das Nações Unidas sobre Mulheres, Paz e Segurança; e o 10º aniversário da criação da ONU Mulheres.


Sem dúvida, temos avançado na conquista pelos direitos das mulheres, mas ainda há muito a ser feito e mudanças devem acontecer agora com essa nova geração. 

Por essa razão, o lema da ONU escolhido para 2020 é: 

#Sou da Geração Igualdade: Pelos direitos das mulheres e um futuro igualitário.


Pelo ODS 5 - Igualdade de gênero e a construção de uma sociedade mais justa, parabenizamos todas as mulheres no dia 8 de março e convidamos a todas as mulheres e também a todos os homens a se engajarem em ações pela igualdade de gênero.

 

 

ALCANÇAR A IGUALDADE DE GÊNERO E O EMPODERAMENTO DAS MULHERES É UM DOS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA ONU - ODS #5
 

JUNTE-SE A NÓS, FAÇA SUA PARTE!