Capacitação de Capacitadores/as

Por meio de métodos, materiais educativos próprios e de uma equipe técnica de excelência, a Reprolatina contribui para a construção e fortalecimento de competências técnicas locais, que consolidem os ideais de participação da comunidade, de prevenção e de promoção da saúde sexual e reprodutiva, do exercício dos direitos sexuais e reprodutivos e da igualdade e equidade de gênero. Dessa forma, contribui para a implementação do Plano de Ações de Cairo, para o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, para colocar em prática as políticas públicas de saúde sexual e reprodutiva e de educação integral em Sexualidade para adolescentes, criando estratégias inovadoras para a sustentabilidade e a expansão em grande escala dos Projetos e Programas implantados relacionados a essas propostas.

 

A Reprolatina desde 1999 vem realizando e avaliando com sucesso a Capacitação de Capacitadores/as em Saúde Sexual e Reprodutiva no Brasil e outros países da América Latina, como Honduras, El Salvador, Panamá, Paraguai e Chile. A estratégia educacional inovadora da Reprolatina segue o pensamento de Paulo Freire e uma metodologia de educação libertadora, que objetiva a construção da autonomia e o empoderamento pessoal, social e profissional das pessoas; o desenvolvimento de habilidades e a atualização de conhecimentos com base nas evidências; a mudança cultural e social desde uma perspectiva de gênero, direitos e de desenvolvimento organizacional.

 

A capacitação de Capacitadores “A Adolescência e a Saúde Sexual e Reprodutiva: Novas visões, Novas práticas” inclui duas etapas de capacitação de 32 horas cada uma. Ao final da Capacitação, cada profissional recebe 3 manuais: a) O manual de Capacitadores com todas as orientações e técnicas para capacitar profissionais de saúde e de educação nessa nova visão de adolescentes como sujeito de direitos; b) Um  Guia de técnicas participativas de apoio para o manejo de técnicas participativas; c) Um Guia de Educação Popular para as ações educativas com a comunidade, com base em Paulo Freire e a educação popular. Além disso, cada profissional recebe um pen-drive com textos de apoio, vídeos e todos os materiais necessários para replicar a capacitação.